Universidade Corporativa Sobre a UCM Cursos Especializações Cursos de extensão Cursos profissionalizantes Noticias Notícias Portal do Aluno Entrar Contato

Simpósio UCM: segundo dia do evento foi voltado para área médica

Tamanho da letra: A A

O segundo dia do I Simpósio de Artes, Ciência, Saúde e Qualidade de Vida da Universidade Corporativa Med Imagem (UCM) foi voltado para área médica. A primeira palestra do dia foi ministrada pelo médico intensivista Dr. Marcelo Bulamarque, e abordou a formação de uma UTI de alta performance.

Em sua explanação, o especialista citou elementos essenciais que fazem a diferença na terapia intensiva, gerando excelentes resultados.

image

Após a palestra, o auditório da Med Imagem recebeu a mesa-redonda sobre cuidados paliativos hospitalares. Participaram do encontro os médicos oncologistas Dr. Cláudio Rocha e Dra. Nilshelena Bezerra, além da psicóloga Suzanne Leal.

image

A terceira e última palestra da manhã foi ministrada pela médica Dra. Monik Moura, que tratou sobre a administração de conflitos hospitalares.

Já no período da tarde, dando seguimento às propostas do tema da manhã, o médico Marcel Furtado discorreu sobre a mobilização precoce em UTI. Em seguida um tema bastante pertinente na mídia e nos consultórios diz respeito a cirurgia bariátrica. O cirurgião, Dr. Helder Sérvio, o fisioterapeuta Thiago Barreto e enfermeira do Medplan, Rochelle Rufino falaram sobre os riscos das intervenção cirúrgica, seus prós e contras.

image

Palestra Magna - Quanto vale uma vida?

Na parte da noite da quinta-feira (15) o diretor-presidente do Grupo Med Imagem, Dr. José Cerqueira Dantas proferiu uma palestra sobre um tema universal, que carrega diversos questionamentos que estão inseridos no cotidiano de profissionais de saúde. Reflexões sobre o propósito da vida, hábitos destrutivos da saúde e o valor social de um paciente foram debatidos juntamente com os presentes. Os médicos Aloisio Luz e Maurício Raulino e o professor Ribamar Tôrres foram os moderadores da palestra.

image

“O custo social de uma vida pode ser gigantesco. É uma realidade que precisa ser levada a discussão. Em alguns países da Europa, como na Holanda, esse questionamento já é levado na prática para pacientes com alto valor social”, avaliou.

image

Espetáculo Musical

Os alunos do Projeto Música para Todos, de Teresina, se apresentaram ao final do evento. Um pequeno grupo formado por 05 componentes dos 27 alunos que tocam violino, viola, violancelo e contra-baixo tocaram lindas composições eruditas e música popular brasileira. O regente Juan Carlos foi quem conduziu a orquestra. A coordenadora do Projeto, Cláudia Simone, também esteve presente para explanar a proposta do Música para Todos e agradecer pelo convite.

image

image

A.N. e A.R

 

 

Comentários

Nenhum comentário cadastrado.



Deixe seu comentário